domingo, 1 de novembro de 2009

Budapest-Bamako


O GRANDE DESAFIO AFRICANO

Quando tomei conhecimento do Budapeste – Bamako e vi as primeiras fotos, recordei os filmes cómicos antigos que satirizavam sobre as mais loucas viagens e corridas automóveis do mundo.
O B2 ou BB é essa loucura tornada realidade.
Nasceu em 2005 e, em apenas quatro anos, ultrapassou o Dakar. Hoje, o Budapeste - Bamako é o maior rally trans-sahariano e, também, o maior rally humanitário de África.
O húngaro Andrew G. Szabo encontrava-se em Conakry, capital da Guiné, quando o único avião comercial do país se despenhou. Encontrou a solução para o seu regresso a casa num Suzuki Samurai bem “fora de prazo”. Acompanhado por um guia local, em pleno Agosto, propôs-se fazer as 1200 milhas que o separavam de Bamako, capital do Mali. Esta viagem através da savana africana mudou-lhe a vida. Estava decidido, tinha que participar no Dakar.
Mas, “Chegado a casa conclui que os custos para participar no Dakar eram exorbitantes e que a forma como a prova estava organizada não deixava espaço para a participação dos condutores amadores.” disse Szabo. “ Senti também que o espírito de aventura do Dakar estava a ser preterido sendo substituído por interesses de marketing e cobiça corporativa.”
Desistiu de participar no Dakar porque os princípios iniciais da prova estavam desvirtuados, mas idealizou uma prova à sua imagem: com baixos custos, regras liberais e toda a experiência das épicas aventuras trans-saharianas.
Assim nasceu o Budapeste – Bamako.

No dia 26 de Dezembro de 2005, 42 veículos estavam alinhados em Budapeste preparados para o grande desafio africano – chegar a Bamako. A centena de participantes que se perfilou não imaginava que, com a sua participação e adesão, estava a dar origem a um dos eventos motorizados mais originais e completos da actualidade.
De carro, de camião ou de mota, qualquer um pode participar nas duas modalidades do maior desafio motorizado realizado no continente africano: ou participa na prova de competição ou na expedição, pura aventura e passeio.
Diferentemente do Dakar, não é necessário um veículo de centenas de milhares de euros, equipa de apoio, etc. O principal objectivo do Budapeste – Bamako é incentivar a participação dos amadores, nos seus carros do quotidiano. O primeiro carro que Szabo usou na corrida inaugural foi um Lada Niva, ligeiramente levantado, que lhe custou menos de € 1.200,00.
O BB é um misto de orientação, geo-caching e condução off-road. Na categoria competitiva, é uma prova onde as equipas vão arrecadando pontos ao completar as etapas em tempo e ao encontrarem geo-caches e geo-checkpoints.
As etapas têm habitualmente entre 400-600 quilómetros e 8-10 geo desafios. Alguns desses desafios pressupõem a interactividade com gente local e é necessária a ajuda destes para completá-los. O geo – caching obriga os participantes a sair do veículo, a experimentar África, a sua cultura, a “respirar” as suas vivências.
No total, a distância a percorrer ronda os 9.000 quilómetros. O percurso atravessa alguns dos mais exigentes trilhos do deserto e belos kasbahs de Marrocos antes de entrar no território do Sahara Ocidental com checkpoints por todo o lado e zonas fortemente minadas. Na Mauritânia as equipas têm que ultrapassar as dunas, o calor e as tempestades de areia. O desgaste das grandes etapas, a dificuldade dos trilhos e os atascansos na areia começam a deixar mossa nos participantes. É aqui que uns desistem e outros perdem tempo precioso com os seus veículos.
A partir do extremo sul do Sahara, as equipas rumam à capital do Mali por estradas e trilhos de terra vermelha, esburacados e enlameados numa paisagem de savana, com vegetação rasteira e embondeiros: cabanas de palha e argila, e crianças, de rasgados sorrisos e insistentes pedidos de brindes, que nos dão as boas vindas.
Na categoria adventure, o percurso não é tão exigente e há menos adrenalina. O prazer da expedição, da paisagem, da fotografia, dos cheiros e dos sabores e da descoberta emergem. Não que não haja desafios! Só que, nesta vertente, surgem de uma forma lúdica, de camaradagem e interacção entre participantes.
O percurso não é o mesmo para a categoria competição e aventura mas os participantes encontram-se a meio do trajecto.
Mas, o Budapeste – Bamako é também um evento humanitário. As equipas são encorajadas a levar artigos escolares, ferramentas, medicamentos e equipamento médico para distribuir pelas comunidades africanas que vão visitar.
Em 2009 o BB distribui cerca de € 700.000,00, em donativos, pelas comunidades africanas. Mais de 600 pessoas e 250 veículos participaram no rally e, por si só, representa 5% do turismo anual da Mauritânia.

O Budapeste – Bamako 2010

O próximo B2 parte de Budapeste, capital da Hungria, no dia 16 de Janeiro e termina em Bamako a 01 de Fevereiro.
No próximo ano, os festejos da véspera e da partida, prometem ser o maior acontecimento de sempre no desporto automóvel.
Toda a noite anterior à partida será de rave-festival, com músicos e dj´s europeus e africanos. As equipas das duas categorias partem juntas de um dos mais belos cenários da capital húngara apoiadas por uma enorme multidão de fans.
As duas categorias “navegam” em diferentes trilhos até Bamako apenas se encontrando em Kiffa e, finalmente, em Bamako.
As categorias adventure e Bamako Spirit serão percorridas em trilhos menos exigentes para veículos, pilotos e acompanhantes.
Na categoria racing os trilhos serão mais duros e espectaculares - um clássico rally sahariano. Contudo, ressalvando umas três ou quatro etapas, qualquer veículo automóvel estará apto a cumprir as exigências dos desafios diárias, mesmo para essas, estão previstas escapatórias. É um rally euro – africano “à la carte”.
A Beach Party realizar-se-á a 150 kms de Nouakchott, capital mauritana, no 10.º dia para a categoria racing e no 11.º para a categoria adventure.
Se para a categoria de competição ainda restam alguns lugares, as inscrições esgotaram, há muito, tempo, para a categoria aventura. Resta a inscrição em lista de espera… onde a fila já vai longa.
De qualquer forma, quer Alá quer Deus, são grandes e, definitivamente, em 2011 haverá mais e sempre melhor Budapest – Bamako.
Quem assegurou a participação no BB 2010 foi a equipa de reportagem da OffRoad 4x4 que irá acompanhar e fazer a cobertura integral do acontecimento.

Estejam atentos ao número de Março 2010 da OR4x4.


www.budapestbamako.org/en/

2 comentários:

  1. Estou aqui amigo!!! Seguindo seus passos e palavras!!! Abraços do Brasil!

    Sérjão

    ResponderEliminar
  2. Serjão grande amigo.
    O próximo é o teu Transamazónica Challenge 2011.
    Saudações amazónicas

    ResponderEliminar