quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O BB está de volta...


Os ditados atravessam os tempos, por algum motivo. Um deles é "nunca digas, desta água não beberei". Pois bem. Tinha dito que o BB para mim tinha acabado mas ontem, recebi um mail do seu fundador,Andrew G. Szabo, e a coisa mudou de figura. Os factos:
primeiro, todos nós, no nosso percurso, vamos tomando decisões umas vezes mais acertadas, outras vezes, menos. O Andrew,após o BB 2009, tomou uma decisão menos acertada - cedeu a exploração do BB aos irmãos Polgar & Cº. O BB tornou-se rigoroso, formal, planeado, exigente... Pois, ok. Só que, quando foi preciso "tê-los no sítio", cairam por terra. Uma pressãozita politica e o BB 2010(e quiçá o BB) fracassou. Não radicalmente como aconteceu ao Dakar 2008 em Lisboa, mas parcialmente: a decisão foi não vamos para Bamako mas vamos fazer o raid em terras marroquinas. Dê-se aqui um louvor aos cessionários - conseguir realizar a prova em Marrocos mais ao menos "em cima do joelho". Dela também falaremos. O Andrew, inconformado e impotente, teve que "engolir sapos vivos" (não será muito grave para os hungaros que apreciam umas rãzitas e, quiça uns sapitos, à "la napolitana")ao ponto de ter que traduzir as declarações do Andras Polgar no meeting da vespera da partida do BB 2010 e, no qual foi dada a triste noticia de que o BB, nesse ano, seria BA(gadir). Aliás, juntando os pauzinhos, hoje não sei se, até ao ultimo minuto, a decisão não estivesse balançada. Isto porque, a tradução-declaração do Andrew, após referir as reuniões da organização com o MNE Hungaro, foi no sentido de que - nós somos expedicionários, as expedições têm riscos, não nos atemorizamos com os recentes acontecimentos na Mauritânia..." - só que, adiante, já em exclusiva tradução, "virou o bico ao prego" e, concluiu com o - o BB este ano será realizado na Europa (Budapeste-Mantova-Perpignan-Almeria) e, de África, apenas o perfume do norte, o seja, só Marrocos. Em vez de terminar no dia 01.02 em Bamako, termina no dia 29 em Agadir.
O que ele não disse foi que, na forja, permanecia com a ideia de ir até Bamako, à rebelia do BB oficial (embora nunca tenha estalado o verniz)com todos os participantes que o quisessem acompanhar.
Dito e feito: nas vésperas do dia 25, data aprazada para o meeting Bamako, no Hotel Regency de Dahkla pelas 21h, 41 participantes deixaram o raid oficial, dirigiram-se aquela cidade do Sahara Ocidental para iniciar o que seria o BB 2010 "ad hoc".
Posto isto, não é de estranhar que, se o verniz entre cedente e cessionários não estalou em Marrocos, por certo não iria aguentar as frias temperaturas hungaras.
Acabou a cessão. Andrew G. Szabo voltou e, por mim, está perdoado.
Desde logo uma garantia: participantes portugueses e espanhóis que queiram participar no BB não precisam de deslocar-se a Budapeste. Podem apanhar a caravana onde quiserem até ao primeiro camping de Marrocos onde, só aí, começará a contagem pontual. Seja bemvindo o espirito pioneiro do Budapeste - Bamako. Long leave BB a ideia expedicionária onde cabem todas as ideias.

Sem comentários:

Enviar um comentário