domingo, 28 de fevereiro de 2010

Al Qhaeda do Sahel liberta refem francês



Ex-refém francês descreve raptores como fanáticos

O ex-refém francês Pierre Camatte, libertado na terça feira por um grupo da Al-Qhaeda, após quase três meses de cativeiro no deserto maliano, descreveu hoje os seus raptores como «fanáticos», convencidos de deterem «a verdade suprema».

A Al Qaeda do Magrebe Islâmico (Aqmi) entregou o refém depois de ter conseguido de Bamako a libertação de quatro fundamentalistas islâmicos detidos no Mali.

«Eles detêm uma verdade que é a verdade suprema. Passam o tempo a ler o Corão (...). Dizem que os muçulmanos em França não são verdadeiros muçulmanos e que eles é que detêm a verdade e o seu objetivo é islamizar o mundo inteiro. São fanáticos», disse Pierre Camatte, no decorrer de uma conferência de imprensa no palácio da presidência maliana.

Recorde-se que ainda estão em cativeiro os três catalãos (dois homens e uma mulher) e o casal italiano (em cima imagem do marido).

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sequestro no Aeroporto


Só em África...
Como referi, cerca de 42 carros que participaram no BB 2010 (leia-se BA 2010) seguiram para Bamako com o Andrew.
Parte deles tinham planeado vender aí o carro. Outros, que não queriam voltar a conduzir, contrataram piloto para fazer a viagem de volta e entregar o seu carro no destino. Uns já tinham os bilhetes conforme haviam planeado, outros conseguiram-nos na hora pois muita gente ficou-se por Agadir.
O avião charter das linhas aéreas hungaras que o BB Office tinha contratado, com os bilhetes pagos, não foi cancelado e estava na pista à sua espera...
Na hora do embarque, a grande encenação "made in Africa": uma guerra burocrática acesa entre as autoridades malianas do aeroporto e o comandante do avião. Exigiam o pagamento cash de € 8.000 - sem aviso prévio, aumentaram para o triplo as taxas do aeroporto e queriam-no em numerário. Como não, o avião não teria autorização para descolar e foi vedado o embarque aos passageiros. O comandante apenas tinha € 1.000,00 e não aceitavam cartão de crédito. Durante mais de quatro horas, com um calor insuportável, os passageiros viram-se "economicamente refens" na sala de embarque do aeroporto de Bamako.
As aeromoças faziam o que podiam para fazer chegar água ao pessoal e usaram de todas as artimanhas para passar alguma comida pelos seguranças.
Como não se apressaram a resolver a contenda, agora o valor a pagar já eram € 17.000,00. Ficou tudo estarrecido.
Bom...
...principalmente os "refens" que tinham vendido o carro começaram a contar o dinheiro, um foi ao banco... e após uma colecta lá apareceram os € 17.000,00.
Com o dinheiro entregue lá abasteceram o avião, permitiram o embarque dos "reféns" e a descolagem do avião (na foto, o comandante numa bela camisa tropical junto com os passageiros "a somar a gravilha".
WELCOME TO ÁFRICA MY FRIENDS - tudo se resolve. No money no good...

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"Abriu" o BB 2011


Categories:
Competition category:
80 TEAMS MAX
1600 Euro/vhcle -March 31, 2010
1900 Euro/vhcle -June 1, 2010
2100 Euro/vhcle -Sept 1, 2010
2400 Euro/vhcle -Dec 1, 2010
The competitors must complete daily stages on time as well as solve geo-challenges. You can collect points for the stages and the challenges. The results will be scored and we will announce the winner in Bamako at the end of the race. Speed is not a deciding factor. Skill, endurance and luck are. One vehicle, maximum 4 persons. The competition route will be a lot more spectacular. With the exception of a few stages it can be completed by two wheel drive cars as well. The hard stages can be avoided by taking a detour. Extra persons can join a vehicle for 200Euros. Race participants are entitled to a GPS logger with a 200Euro security deposit.

Touring category:
80 TEAMS MAX
300 Euro/psn -March 1, 2010
400 Euro/psn -June 1, 2010
500 Euro/psn -Sept 1, 2010
600 Euro/psn -Dec 1, 2010
In this category there are no rules, no timing, no scoring. The only thing that counts is the finish line, completing the challenge and making new fiends. The participants are allowed to choose which roads they take to Bamako. Teams have access to 24 hour medical service along the official route and in the official camps.

Bamako Spirit Category:
FREE admission for 2 people in touring
The Bamako Spirit category is intended to keep the original founding spirit of the rally alive. Come in a cheap car. Come in an old car. Come in a junky car. Come in a vehicle that makes people smile. Be funny. Be creative. Be adventurous. Bring an ambulance, fire truck or similar vehicle. Be different and have a big a heart. Tell us your plan and come for free!
(If additional people want to join the team they will have to pay the entry fees. Entries in this category can not be transferred. The promises that you make in your video will be checked before you get your roadbook and numbers)

Bamako By The Book Category:
Super Low Budget
150 Euro/psn -March 1, 2010
200 Euro/psn -June 1, 2010
250 Euro/psn -Sept 1, 2010
350 Euro/psn -Dec 1, 2010
Bamako By The Book is the super low budget category designed for independent adventurers who still would love to experience the community aspects of the rally. There are no assistance teams, medical vehicles or organizers present. You follow the route based on our detailed roadbook. You'll be part of the start and finish festivities and you'll enjoy military protection in the dangerous areas. Beyond that you are on your own. If you know how to read and you don't mind seeing a local doctor with your dysentery, this is the category for you.

By paying the entry fee you'll get the right to participate in all events of the 2011Budapest-Bamako, the Great African Run as well as personal usage rights to our logo and access to our member protected areas of the site.

In addition the participants get the following:
Free entry to all events including start and finish ceremonies
Arranging Mali and Mauritania visas
GPS map uploads in Budapest for Garmin GPSs
Numbers
Complete road book
Government permits and recommendaitons

Please fill in the pre-entry form below. After filling this form you will be given access to a web page where you can enter the names and information of each participant on your team. You can print a hard copy from this webpage, which needs to be signed and sent back to us. You will also get payment information after the pre-registration. The pre-registration is not a binding commitment.

http://www.budapestbamako.org/en/entry2010.php

O BB está de volta...


Os ditados atravessam os tempos, por algum motivo. Um deles é "nunca digas, desta água não beberei". Pois bem. Tinha dito que o BB para mim tinha acabado mas ontem, recebi um mail do seu fundador,Andrew G. Szabo, e a coisa mudou de figura. Os factos:
primeiro, todos nós, no nosso percurso, vamos tomando decisões umas vezes mais acertadas, outras vezes, menos. O Andrew,após o BB 2009, tomou uma decisão menos acertada - cedeu a exploração do BB aos irmãos Polgar & Cº. O BB tornou-se rigoroso, formal, planeado, exigente... Pois, ok. Só que, quando foi preciso "tê-los no sítio", cairam por terra. Uma pressãozita politica e o BB 2010(e quiçá o BB) fracassou. Não radicalmente como aconteceu ao Dakar 2008 em Lisboa, mas parcialmente: a decisão foi não vamos para Bamako mas vamos fazer o raid em terras marroquinas. Dê-se aqui um louvor aos cessionários - conseguir realizar a prova em Marrocos mais ao menos "em cima do joelho". Dela também falaremos. O Andrew, inconformado e impotente, teve que "engolir sapos vivos" (não será muito grave para os hungaros que apreciam umas rãzitas e, quiça uns sapitos, à "la napolitana")ao ponto de ter que traduzir as declarações do Andras Polgar no meeting da vespera da partida do BB 2010 e, no qual foi dada a triste noticia de que o BB, nesse ano, seria BA(gadir). Aliás, juntando os pauzinhos, hoje não sei se, até ao ultimo minuto, a decisão não estivesse balançada. Isto porque, a tradução-declaração do Andrew, após referir as reuniões da organização com o MNE Hungaro, foi no sentido de que - nós somos expedicionários, as expedições têm riscos, não nos atemorizamos com os recentes acontecimentos na Mauritânia..." - só que, adiante, já em exclusiva tradução, "virou o bico ao prego" e, concluiu com o - o BB este ano será realizado na Europa (Budapeste-Mantova-Perpignan-Almeria) e, de África, apenas o perfume do norte, o seja, só Marrocos. Em vez de terminar no dia 01.02 em Bamako, termina no dia 29 em Agadir.
O que ele não disse foi que, na forja, permanecia com a ideia de ir até Bamako, à rebelia do BB oficial (embora nunca tenha estalado o verniz)com todos os participantes que o quisessem acompanhar.
Dito e feito: nas vésperas do dia 25, data aprazada para o meeting Bamako, no Hotel Regency de Dahkla pelas 21h, 41 participantes deixaram o raid oficial, dirigiram-se aquela cidade do Sahara Ocidental para iniciar o que seria o BB 2010 "ad hoc".
Posto isto, não é de estranhar que, se o verniz entre cedente e cessionários não estalou em Marrocos, por certo não iria aguentar as frias temperaturas hungaras.
Acabou a cessão. Andrew G. Szabo voltou e, por mim, está perdoado.
Desde logo uma garantia: participantes portugueses e espanhóis que queiram participar no BB não precisam de deslocar-se a Budapeste. Podem apanhar a caravana onde quiserem até ao primeiro camping de Marrocos onde, só aí, começará a contagem pontual. Seja bemvindo o espirito pioneiro do Budapeste - Bamako. Long leave BB a ideia expedicionária onde cabem todas as ideias.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O Budapeste - Agadir 2010


Como referi antes, mais uma vez, o terrorismo (ou lá o que lhe queiram chamar), venceu um evento automobilistico.
Devido aos recentes acontecimentos na Mauritânia (e alegados movimentos no Sahara Ocidental), a organização do BB, após reunião com o MNE Hungaro decidiu transformar o Budapeste / Bamako no Budapeste / Agadir. Tal foi-nos informado na tarde de 15.01, ou seja, no dia anterior à partida.
É dificil aceitar a boa fé da organização que não se coibiu de receber todos os valores em falta (ferry, aluguer do TC...) e só depois anunciou tal facto.
A partida aconteceu no dia e hora agendada com o espectro de que o evento se realizaria entre o dia 16 e o dia 29.01 com inicio em Budapeste e termo em Agadir. A primeira, segunda e terceira paragens foram de acordo com o programa prévio (Mantova, Perpignan e Almeria). As restantes aconteceram no lado nordeste do Erg Chebbi, Tinerhir, Mahmid, Assa, Layounne, Khanifiss, Cap Draa, Sidi Ifni, Tafroute e finalmente, Agadir.
O itinerário marroquino foi bastante interessante mas o objectivo era outro.
Para nós, que tivemos uma logistica tão "pesada" (enviar o carro de camião para Munique, viajar para Munique de avião e fazer Munique / Budapeste de carro), Marrocos ficou demasiado longe para o disfrutar em pleno.
Entretanto, a meio do "campeonato", um grupo tresmalhado bastante numeroso, deixou a prova e rumou a Bamako, pasme-se, como o "Master Mind" do BB (que, ao que parece, tinha vendido os direitos da prova por três anos a esta organização, mas, particularmente, teria na forja fazer um filme sobre a viagem....??????) que com eles agendou um encontro no Hotel Regency em Dahkla no dia 25 às 21.30.
Como devem imaginar, a frustação, ainda não se desvaneceu. Mas, pelo menos atenuou-se com o horizonte de um novo projecto bastante mais despreocupado e informal.
Que tal um Raid ao Burkina Faso entre 01 e 15 de Agosto deste ano?
Informações em novo blog.
Por mim, o BB acaba aqui.Obrigado aos apoiantes, seguidores e visitantes. Até Bobo Dioulasso no Burkina...